A Fiocruz , Fundação Oswaldo Cruz recebe, nesta terça-feira (23/2), mais dois milhões de doses prontas da vacina Covid-19 desenvolvida pela Astrazeneca /Oxford.
Os imunizantes, provenientes do Instituto Serum, da Índia, embarcaram de Mumbai nesta segunda-feira (22/2), e têm previsão de chegada no Brasil às 6 e 55 da manhã pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O material seguirá para o Rio de Janeiro após os trâmites alfandegários em voo solidário, disponibilizado pela empresa Latam Airlines Brasil, e desembarcam no aeroporto internacional RIO-Galeão.
As vacinas serão encaminhadas para o laboratório de Bio-Manguinhos da Fiocruz, onde irão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, além de receber etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da fundação.
O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira.
A negociação com a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de dez milhões de vacinas importadas, além de dois milhões de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações no dia 24 de janeiro.
As oito milhões de doses restantes serão importadas ao longo dos próximos dois meses, em cronograma ainda a confirmar.
A importação de doses prontas da vacina é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.